Se já andou em elevadores domésticos ou Homelift, poderá já se ter dado a situação de ter que premir, durante toda a movimentação vertical, o botão do piso pretendido. E há uma razão para isso! Saiba mais sobre esta imposição normativa neste artigo.

Os elevadores residenciais ou Homelifts foram equipamentos que, historicamente, revolucionaram a mobilidade vertical em espaços domésticos e pequenos prédios. A sua generalização permitiu que locais onde, outrora, não fosse possível a instalação deste tipo de equipamento tivessem a oportunidade de ter uma opção viável de transporte de pessoas e pequenas cargas.

Apesar de, à primeira vista, se assemelharem aos elevadores convencionais, possuem algumas características que lhes são particulares e não se regem pelas mesmas normas Europeias.  

Enquanto que todos os aspetos associados ao seu funcionamento são delimitados pela legislação 2006/42/CE – Diretiva Máquinas, os ascensores tradicionais estão enquadrados na Diretiva Ascensores 2014/33/UE.

Quem já andou num Homelift poderá ter-se dado conta de uma característica particular que alguns destes elevadores domésticos possuem. Falamos dos Homelifts de porta de batente que apenas se movimentam quando o botão do piso pretendido é acionado de forma contínua durante a viagem.

E qual a razão para isso acontecer? Está tudo relacionado com segurança. Como os elevadores domésticos de porta de batente só possuem porta nos patamares e não porta de cabine, é obrigatório, por lei, que o utilizador tenha que manter premido o botão, até chegar ao destino.

Com isto, a Norma Europeia garante que o elevador só se move quando o passageiro está dentro do equipamento e em segurança, evitando possíveis entalamentos. Assim que o botão deixa de ser premido, o elevador para de imediato.

Elevadores domésticos
À esquerda, exemplo de um Homelift de porta de batente. À direita, elevaodor doméstico com portas automáticas

Por sua vez, os Homelifts de portas automáticas já não necessitam de utilizar a manobra “homem-presente”, pois já possuem porta de patamar e porta de cabine.

Esta característica dos elevadores domésticos de porta de batente não pode ser alterada e existe em todos os modelos homologados pela 2006/42/CE – Diretiva Máquinas. Para além disso, outra imposição da mesma normativa diz respeito ao limite de velocidade dos Homelifts, que não pode ultrapassar os 0,15m/s.

Se necessita de um elevador para sua casa ou prédio, a Liftech pode ajudar! Entre em contacto com a nossa equipa de técnicos especializados e conheça toda a gama de elevadores residenciais disponível. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador doméstico ou Ascensor – Entenda as diferenças O elevador doméstico e o ascensor servem o mesmo propósito – o transporte de pessoas ou cargas. Mas, não obstante as semelhanças, há algumas distinçõ...
Elevadores domésticos podem transportar cadeiras de rodas? Os elevadores domésticos são uma das opções de acessibilidade que permitem o transporte de pessoas com a mobilidade reduzida. Mas todos darão para ca...
Elevadores residenciais: 8 coisas que provavelmente não sabe Os elevadores de casa não passam despercebidos num espaço. Atualmente, são equipamentos muito requisitados para novas habitações com escadas e tornar...