O elevador doméstico e o ascensor servem o mesmo propósito – o transporte de pessoas ou cargas. Mas, não obstante as semelhanças, há algumas distinções importantes a reter. Conheça as principais.

Certamente, já ouviu alguém a referir-se a um equipamento de elevação como elevador ou ascensor. Os termos são sinónimos e podem ser aplicados conforme a conveniência. No entanto, o mesmo não se pode dizer se estiver a falar de um elevador para casa. Neste caso, os elevadores residenciais têm características diferentes e as necessidades de manutenção também são bastante díspares, em relação aos ascensores.

Os elevadores/ascensores são os mais usados em edifícios públicos ou prédios. Mas, os elevadores domésticos também podem ser adaptados a estas necessidades, caso o espaço não exceda os 7 pisos, resultando num investimento global mais baixo.

Daí que seja muito importante que um técnico especializado nesta área possa acompanhar uma obra, para que, mediante as características do local, enumerar as soluções que darão a resposta mais adequada.

Vamos enumerar as principais características que fazem divergir estes dois tipos de equipamentos, o elevador doméstico e o ascensor. Assim, certamente, ficará mais informado e poderá orientar-se com mais certezas.

1. Tipo de potência / Alimentação

Um ascensor, seja ele elétrico ou  hidráulico, necessita de ligação trifásica (variando a potência de acordo com a carga). Por sua vez, um elevador doméstico é ligado à corrente de 12V, monofásica, necessitando de – no máximo – 2.2kW. O consumo dispendido na sua utilização é semelhante a outros eletrodomésticos comuns no dia a dia.

2. Custo com a potência contratada

No caso dos equipamentos residenciais, este é baixo, porque não há necessidade de nenhum ajuste. Nos ascensores, há um custo elevado porque vai ter que reforçar a potência.

3. Consumo energético

Também aqui há um grande foco entre os elevadores “tradicionais” e os Homelifts. Utilizando a gravidade como motor para a descida, os elevadores de casa apenas consomem energia na subida. No caso do ascensor, o consumo é moderado e dependerá do tipo de uso no quotidiano.

4. Velocidade

Neste ponto, se procura um equipamento que seja rápido na deslocação entre pisos, o ascensor elétrico é a melhor opção, percorrendo até 1m/s. Pois, os elevadores de casa ficam pelos 0,15m/s. O elevador hidráulico fica a meio do comparativo fazendo até 0,63m/s.

5. Características do poço

Um elevador convencional necessita de um espaço considerável para o poço – sendo no mínimo solicitado 1200mm. No caso dos Homelifts, apenas é necessário 100/150mm ou, no caso de puder ser colocada uma rampa, não será preciso.

6. Contratos de manutenção e inspeções periódicas

A legislação atual obriga os proprietários de elevadores a realizarem manutenções periódicas, bem como inspeção regular. No caso dos elevadores domésticos, nenhum destes pontos é obrigatório. No entanto, sugerimos que haja manutenção trimestralmente, para garantir a total operacionalidade e segurança do equipamento.

A longo prazo, os encargos com as manutenções dos ascensores são bem elevados, quando comparamos com os Homelifts.

Resumidamente…

 Ascensor elétricoHomelift
Alimentação / potenciaTrifásico (potência variável consoante a carga)Monofásico – máximo 2.2kW (semelhante ao consumo de uma torradeira)
Custo com potência contratadaElevadoBaixo (sem necessidade de qualquer aumento de potência)
Consumo energéticoModeradoBaixo (consome apenas em subida, a descida é por gravidade)
Velocidade1m/s (elétrico) 0,63m/s (hidráulico)0,15 m/s
Poço – dimensões típicas1200mm100 / 150 mm ou sem poço com aplicação de rampa
Certificação2014/33/EU2006/42/CE
Contrato de manutençãoObrigatórioNão obrigatório 
Inspeções periódicasObrigatórioNão obrigatório 
Custo com manutenção a longo prazoMuito elevado (elétrico) Elevado (hidráulico)Baixo