Quer ter um elevador em casa, mas não faz ideia de como se processa todo o projeto? Saiba os principais passos a serem dados até ter o equipamento em casa.

elevador em casa

Podemos afirmar que em todas as casas onde existe mais do que um piso, deveria ser consagrada a opção de ter um equipamento de elevação, mesmo que este não seja instalado no momento da construção do imóvel. Um elevador em casa permite uma segurança e liberdade de movimentos sem igual a pessoas com a mobilidade condicionada ou em cadeira de rodas. A sua instalação não é um processo complicado, quando se vão seguindo os diferentes passos necessários para a execução de um projeto deste género. Basta, também, munir-se da informação de relevância que necessita. Neste artigo, compilámos os principais passos pelos quais passará, desde que decide que pode necessitar de um equipamento desta natureza, até começar a usar o elevador em casa.

1.Pense nas razões pelas quais necessita de um elevador

Verificar qual o objetivo principal para a instalação de um elevador residencial é o ponto de partida. Com a resposta a este ponto, consegue informar o técnico das suas necessidades, e o mesmo irá propor o equipamento que melhor se adequa. Na verdade, cada caso é um caso e, por vezes, o elevador será a solução ideal e noutros casos poderá haver outro equipamento de acessibilidades mais ajustado aos seus objetivos.

2.Defina um orçamento médio para esta instalação

Saber até onde quer ir num projeto desta natureza vai ajudá-lo nas decisões que tiver que tomar mais para a frente. Vai, também, perder menos tempo a avaliar as propostas que lhe enviem, uma vez que o Comercial poderá encaminhar as soluções que mais se ajustam ao seu objetivo/orçamento disponível.

3.Escolha da empresa que fará a instalação do elevador

Não faça do preço o seu único critério de seleção da empresa responsável pela instalação. Pondere, também, a experiência na área – que é fator determinante para que tudo corra pelo melhor – bem como o seu portfólio de obras já executadas.

elevador em casa

4.Determinação do local onde vai ser instalado o elevador em casa

Se no momento da construção, o arquiteto determinou o local da instalação e toda a caixa do elevador já está preparada, este passo será ultrapassado facilmente. No entanto, em situações de casas onde não foi pensado nenhum elevador, será, necessário uma análise ao espaço para se determinar o local ideal para a instalação do equipamento.

5.Escolha do modelo e acabamentos do elevador

Dentro da gama de elevadores residenciais existem diversas características estéticas e funcionais que vai ter ao dispor. A cor das paredes da cabine, o material do chão, o tipo de portas, a botoneira, são alguns exemplos dos aspetos que terá que ter em consideração. 

6.Preparação do local e instalação

O momento-chave do projeto, onde tudo se alinhará para ter, em breve, o elevador em casa.

7.Testes finais ao equipamento

Após a instalação de todo o equipamento, o último momento engloba os testes finais pelo nosso técnico especializado, bem como a formação sobre os pontos essenciais que o cliente deverá ter em consideração.

8.Ter um elevador em casa implica que este esteja sempre funcional

Considerámos este como um ponto válido para ter elevador em casa, pois a manutenção preventiva do equipamento – apesar de não obrigatória – é a certeza que tem o equipamento sempre funcional. Informe-se sobre os planos disponíveis, junto da empresa que contratar.

Elevador em casa com preço económico – Como conseguir?

O investimento num equipamento como um elevador residencial deve ser, sempre, encarado como uma mais-valia a longo prazo. Tanto em termos de funcionalidade, como em termos de valorização comercial do espaço, um elevador em casa torna o imóvel mais apetecível e cómodo em todas as situações. E a sua instalação pode ser realizada com custos controlados se fizer algumas escolhas que não vão fazer disparar o preço do elevador residencial. Saiba que opções escolher num artigo que publicámos recentemente.

elevador em casa

Agora que já conhece os principais passos para ter um elevador em casa, é o momento de escolher a empresa que o poderá auxiliar desde o primeiro momento até começar a usar o equipamento. Peça um orçamento sem compromisso à equipa Liftech e fique a conhecer a nossa gama de elevadores residenciais. Ligue para o número 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Preço dos elevadores residenciais: Dicas para uma solução económica Se tem uma moradia ou vive num prédio com mais do que um piso, certamente que a ideia de ter um elevador já lhe passou pela cabeça. No entanto, o preç...
Conheça as principais tendências de elevadores para casa Apesar de cada elevador doméstico ser considerado quase como único, tendo em conta as múltiplas possibilidades de acabamentos e especificações, a ver...
Saiba como deve escolher elevadores para casas particulares Longe vão os tempos em que ter escadas numa casa era um problema! Os elevadores para casas particulares vieram revolucionar a forma como nos movimenta...