Existem questões que só pensamos nelas quando são uma realidade! O ter que lidar com escadas é uma delas, para as pessoas com dificuldades motoras. A solução está em escadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Se nunca sentiu as dificuldades de ter que subir ou descer alguns degraus pode não entender a questão na primeira análise. Mas, basta fechar os olhos e imaginar-se numa cadeira de rodas ou com alguma da sua mobilidade afetada e o caso começa, desde logo, a mudar de figura. Qualquer lanço de escada é um desafio nestes contextos que são mais usuais do que imaginamos. Viver com limitações físicas é um desafio – quer em espaços domésticos ou públicos.

As escadas para pessoas com mobilidade reduzida não passam despercebidas e são alvo de muita ansiedade, se não forem disponibilizados meios técnicos para que estas barreiras arquitetónicas sejam ultrapassadas.

Entre as principais dificuldades que necessitam de ser ultrapassadas neste cenário, enumeram-se as seguintes:

  • Sem um equipamento de acessibilidades instalado, mesmo um bloco pequeno de escadas é um perigo eminente.
  • Existem escadas onde nem é disponibilizado um corrimão de apoio, o que ainda torna a tarefa mais desafiante.
  • Com o avançar da idade a mobilidade começa a ficar mais dificultada, mas nem sempre as pessoas se apercebem disso à primeira vista – continuando a correr perigo diário.
  • Dependendo do tipo de equipamento colocado nas escadas e do grau de incapacidade, pode ser necessária a ajuda de uma 2ª pessoa.

Elevador de escadas para idosos – é um investimento que vale a pena?

Cada caso é um caso, mas neste tema considera-se que é quase de senso comum que se o idoso já tiver algumas dificuldades em caminhar, no dia-a-dia não só vale a pena, como é fundamental. Se ainda tem dúvidas, sugerimos que consulte o artigo que aborda este tema e que o ajudará a tomar uma decisão.

Na Liftech estamos cientes da importância em disponibilizar soluções de instalação em escadas para pessoas com mobilidade reduzida. Para obter um aconselhamento especializado sobre o melhor equipamento de acessibilidades para o seu espaço, contacte-nos. Poderá enviar o seu pedido para o e-mail info@liftech.pt ou utilizar o nosso número 808 200 064.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Elevador de escada para idosos: vale a pena o investimento? Os degraus são, em muitas casas, um grande obstáculo à livre circulação entre pisos. Em casas mais antigas, a presença de escadas dificultam a mobili...
Saiba como instalar cadeiras de escadas em casa Quando subir ou descer escadas se torna um problema numa casa, a instalação de cadeiras de escadas é a opção mais rápida e económica. Neste artigo dam...
As 3 melhores soluções para subir/descer escadas A nossa casa é o nosso maior refúgio! Mas, também pode constituir-se como um local onde os perigos espreitam. Principalmente, quando começarmos a ver...