Diversos fatores que podem afetar, de forma definitiva, a nossa capacidade de lomoção. Para os cidadãos portadores de uma deficiência física, o quotidiano é um desafio em muitos cenários. Mas há equipamentos que podem fazer a diferença, na hora de subir/descer escadas. Conheça-os!

elevadores-para-deficientes-fisicos


O dia a dia para uma pessoa em cadeira de rodas é um constante desafio! Desde a sua casa até aos edifícios públicos para onde se quer dirigir, são diversos os obstáculos a ultrapassar. E quando falamos em escadas, ainda mais.

Daí a enorme importância da instalação de elevadores para deficientes físicos, que permitem a autonomia possível neste tipo de movimentação. Mas não são só os elevadores que podem servir esse propósito, há outros equipamentos que também conseguem dar uma vivência independente a estes cidadãos.

1. Elevadores
Os elevadores são, sem sombra de dúvida, os equipamentos mais versatéis para o transporte de pessoas em cadeira de rodas. Para além de permitir que os mesmos sejam acompanhados durante a viagem, o elevador pode auxiliar à subida ou descida de vários pisos, de forma cómoda e independente.

Em pequenos prédios ou moradias, os elevadores residenciais são os equipamentos mais ajustados, dada a sua vasta gama de dimensões possíveis e facilidade de instalação, sem casa de máquinas. Um elevador residencial pode, inclusivé, ser colocado no exterior da habitação, com acesso ao interior da casa feito por uma varanda, por exemplo.

elevadores-para-deficientes-fisicos

2. Plataformas Elevatórias
Este é outro dos equipamentos para deficientes físicos mais habituais. As plataformas elevatórias têm a possibilidade de serem instaladas em praticamente qualquer local que possua a dimensão mínima para a plataforma circular aberta.

Uma das grandes vantagens da plataforma elevatória é a possibilidade de poder ser recolhida quando não se encontra em utilização.

elevadores-para-deficientes-fisicos

3. Plataformas verticais
Para pequenos desníveis até 2990mm, existem as plataformas verticais. Uma utilização muito comum destes equipamentos é na entrada de edifícios públicos, onde possa existir uma pequena escadaria.

elevadores-para-deficientes-fisicos

A compra de uma cadeira de escadas ou de uma plataforma elevatória pode ser alvo de alguns apoios disponíveis em Portugal. Para consultar mais informações sobre este tema poderá aceder ao artigo que recentemente publicamos sobre estes apoios a solicitar  ou dirigir-se a uma Segurança Social para tomar conhecimento dos seus direitos.

elevadores-para-deficientes-fisicos

Para uma proposta comercial, sem compromisso, de qualquer um destes elevadores para deficientes físicos, entre em contacto connosco! Temos uma equipa dedicada a ajudá-lo, que poderá aconselhar qual o equipamento mais ajustado ao espaço e às necessidades individuais. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie-nos um e-mail para info@liftech.pt

Outros artigos que lhe poderão interessar

Vai comprar uma cadeira de escadas ou plataforma elevatória? Saiba os apoios que pode solicitar Se necessita de cadeira de escadas ou plataformas elevatórias para casa ou tem um familiar próximo com mobilidade condicionada, é fundamental conhecer...
Guia de preços de Plataformas elevatórias para cadeira de rodas Para auxiliar os cidadãos em cadeiras de rodas, as plataformas elevatórias permitem a mobilidade entre pisos, de forma totalmente autónoma e independ...
Saiba como colocar uma plataforma para cadeira de rodas em escadas Ultrapassar degraus quando está numa cadeira de rodas é um verdadeiro desafio! Mas as plataformas elevatórias resolvem esta questão facilmente, adapta...