Em edifícios públicos, os elevadores são fundamentais para garantir a mobilidade entre pisos e a igualdade de acessos entre todos os indivíduos. Sabia que os elevadores residenciais podem ser uma solução a ser adotada em alguns dos edifícios?

 

As acessibilidades são um tema cada vez mais dominante da sociedade em geral. A possibilidade de acesso a um determinado espaço, mesmo com a mobilidade condicionada, é um direito que deve ser respeitado. E para tal, é primordial a definição do tipo de equipamentos a ser utilizado.

Que tipo de elevadores se podem ajustar aos espaços públicos

A natureza do edifício vai ditar o tipo de equipamento a ser instalado. Podem ser colocados elevadores convencionais – em projetos de grande escala – ou elevadores residenciais/homelifts – adaptados em projetos de menor dimensão, até 7 pisos.

O caso dos elevadores residenciais como solução para edifícios públicos

Os elevadores residenciais são uma opção cada vez mais escolhida em projetos de edifícios públicos, pela sua versatilidade e investimento de menor dimensão – quando comparados com os elevadores convencionais. Em espaços com até 7 pisos, o acesso interior ou exterior pode ser garantido com este tipo de equipamento.

Este tipo de solução permite uma flexibilidade incomparável com outro tipo de equipamentos. Para além de uma vasta gama de dimensões, que auxiliam nos constrangimentos em termos de espaço, a ausência da casa de máquina torna possível a instalação dos elevadores residenciais em locais com áreas muito reduzidas.

elevadores-residenciais

Exemplo de um homelift instalado numa área de acesso público

Para além dos elevadores residenciais/homelifts existem outras soluções de acessibilidade que estão ao dispor, mediante os contextos de utilização. Cabe aos responsáveis por um espaço – em articulação com o arquiteto ou projetista contratado – delinear qual a tipologia de equipamento mais ajustado às suas necessidades.

São exemplo de outros equipamentos de acessibilidade, as plataformas elevatórias, as plataformas ou cadeiras de escada e os elevadores convencionais.

Os elevadores são obrigatórios em edifícios públicos?

Existem parâmetros legais que sustentam as acessibilidades em Portugal. Nestes documentos são apresentadas as principais diretrizes que guiam as normas a cumprir num edifício de utilização pública.

Para mais informações sobre este tema, consulte o nosso artigo ”Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos”, onde pode encontrar os detalhes sobre o contexto em que um estudo prévio do espaço deve ser tido em consideração.

elevadores-residenciais

Exemplo de um elevador residencial de portas automáticas instalado num edifício de escritórios

Se pretende mais informações relativas a elevadores residenciais, que se enquadrem em espaços públicos, entre em contacto connosco! Na Liftech dispomos de uma equipa dedicada aos clientes, que analisarão as suas necessidades sem qualquer compromisso. Ligue o +351 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional) ou envie um e-mail para info@liftech.pt .