Os elevadores de casa não passam despercebidos num espaço. Atualmente, são equipamentos muito requisitados para novas habitações com escadas e tornaram-se foco de muita curiosidade. Acha que já sabe tudo sobre os elevadores residenciais? Nós podemos dar uma ajuda.

Há alguns anos atrás, habitações ou prédios com escadas ficavam sentenciados quando os problemas nas pernas começavam a aparecer. Sem soluções residenciais que dessem resposta a este tipo de necessidade, muitas vezes a alternativa viável era mudar de espaço. Os elevadores para casa vieram revolucionar o mercado doméstico, bem como o de pequenos prédios que assim puderam começar a optar por este tipo de solução – com um investimento mais reduzido que os tradicionais ascensores.

No entanto, ainda há diversos aspetos desconhecidos da grande maioria da população. Alguns até se transformaram em alguns mitos, que foram desmistificados num artigo deste blogue que publicámos em tempos.

Para responder a algumas das questões que nos chegam à Liftech, fizemos uma compilação dos 8 aspetos que podem ajudar à sua curiosidade.

1.Os elevadores domésticos podem ser ligados à corrente doméstica

Sim, é verdade. Não há qualquer constrangimento na ligação a uma tomada de 12V. Os elevadores residenciais funcionam perfeitamente com estas condições, pelo que não há necessidade de adaptação.

2.Os elevadores para casa podem ser instalados no vão de escadas

Por vezes parece algo impossível de acontecer, mas é verdade. Quando não existe um local já previsto para a colocação deste equipamento, os elevadores podem ser instalados no meio ou ao lado das escadas do edifício.

Homelift instalado no vão de escadas de um prédio histórico
Homelift instalado no vão de escadas de um prédio histórico

3.Nem todos os elevadores domésticos são de caixa fechada

Existem modelos domésticos que pelas suas características – nomeadamente uma coluna dupla – possuem parte da cabine aberta. Pode visualizar mais pormenores sobre este tipo de equipamento no nosso website.

4.Os elevadores de casa podem ser colocados no exterior

E, por vezes, é a única solução para a instalação deste sistema de acessibilidade, mediante o espaço disponível. Os técnicos especializados de cada projeto aconselham sempre qual a melhor localização e modelo.

5.Os elevadores domésticos consomem tanto como um eletrodoméstico

Parece mentira, mas é mesmo verdade. Obviamente, que estamos a referir-nos sempre a consumos médios. Cada caso é um caso e só após a análise ao número de viagens programadas é que se consegue uma estimativa exata. No entanto, os consumos não são muito diferentes do que, por exemplo, uma máquina de lavar roupa.

6.Este tipo de elevadores pode ser instalado numa habitação já construída

Nada impede que tal aconteça. Os elevadores residenciais não se limitam a novas habitações. Qualquer espaço pode ter potencial para ser instalado um equipamento deste tipo.

7.Os elevadores domésticos podem passar despercebidos

A escolha certa em termos de modelo e acabamentos permite – mesmo – que o elevador possa ficar completamente disfarçado. Uma porta da mesma cor da parede, por exemplo, permite isso.

elevadores residenciais
elevaExemplo de como a porta do elevador pode ficar totalmente impercetível

8.Os homelifts também podem ser instalados em prédios

Ora nem mais! Os elevadores residenciais não estão limitados ao contexto doméstico. Também são uma solução para pequenos prédios. Para que tal aconteça, o edifício não pode ultrapassar os 7 pisos.

Ainda há coisas que gostaria de saber sobre os elevadores de casa? Estamos ao dispor para lhe esclarecer estas e outras dúvidas que tenha sobre os elevadores residenciais. Estamos ao dispor através dos meios digitais ou pelo telefone 229 432 830 (chamada para a rede fixa nacional).

Pode, ainda, consultar o nosso portfólio de obras já executadas no nosso website e inspirar-se. Mas, nada melhor do que solicitar um orçamento sem compromisso.

Acredite que connosco não há impossíveis! Going up?

Outros artigos que lhe poderão interessar

Os 5 mitos sobre elevadores domésticos No que toca aos elevadores domésticos existem muitas ideias pré-concebidas que o podem induzir em erro. Se tem curiosidade sobre estes equipamentos, a...
Elevadores para moradias: Como conseguir o impossível em espaços pequenos? Se o seu corpo já não é o mesmo e a sua mobilidade não lhe dá tréguas, temos o aliado perfeito para o seu quotidiano. Os elevadores para moradias são...
Instalar elevador em casa: Preciso de contratar um arquiteto? Se vive numa moradia ou num prédio com mais do que um piso, temos a certeza que, em algum momento, já se sentiu condicionado pela falta de um elevado...