Um lar quer-se confortável e seguro para todos os seus habitantes. As acessibilidades numa casa são dos pontos mais sensíveis e importantes a ter em conta, principalmente se vive com familiares cuja mobilidade está condicionada.

acessibilidades-idosos

 

Num espaço com mais do que um piso ou com o seu acesso ao interior por via de escadas, quando algum dos moradores possui dificuldades de subir/descer escadas, as acessibilidades entram em ação!

No caso dos edifícios públicos, as acessibilidades obedecem a uma legislação bem clara, pelo que os vários espaços necessitam de criar condições de igualdade de acesso a quem esteja, por exemplo, em cadeira de rodas ou possua a sua mobilidade afetada. No entanto, nas moradias particulares, observa-se que ainda há caminho para ser feito neste sentido.

Dependendo do contexto, pode ser preciso uma verdadeira transformação na casa, para as acessibilidades serem potenciadas. Tudo depende do grau de incapacidade dos habitantes e se é necessário ser transportada apenas a pessoa ou uma cadeira de rodas também. No entanto, tornar a casa mais acessível não se limita apenas aos equipamentos de transporte. Existe um conjunto de outros aspetos que podem ser levados em consideração para tornar a casa mais “amiga” dos seus moradores.

De seguida, damos-lhe algumas dicas para tornar uma casa mais acessível:

1. Piso antiderrapante nos vários espaços
Quando os movimentos estão mais condicionados ou o equilíbrio já não é o que era, os pisos antiderrapantes são os mais seguros. Uma ligeira escorregadela pode despoletar um potencial acidente.

2. Reduzir ao essencial o uso de carpetes ou tapetes
Sabemos que estes elementos de decoração ajudam a tornar um espaço mais acolhedor. No entanto, para os mais idosos ou para o movimento de cadeiras de rodas constituem-se como uma dificuldade. Opte por os colocar apenas onde seja estritamente necessário.

3. Melhorar as acessibilidades – a instalação de um elevador em casa
Uma das soluções mais benéficas para melhorar os acessos e locomoção em casa é a colocação de um elevador doméstico. Para este caso, é importante prever o quanto antes a instalação deste equipamento. Idealmente, na fase de construção da moradia é onde poderá ter mais liberdade para escolher onde o colocar, bem como para prever outros aspetos necessários. No entanto, em todos os momentos é possível fazê-lo. Para mais informações sobre este tema, consulte o artigo “A construir casa? Descubra o momento ideal para a instalação do elevador”.

4. Boa iluminação em todos os espaços
Espaços bem iluminados são espaços mais seguros! Se o espaço estiver bem iluminado os obstáculos estão visíveis, bem como algum objeto que tenha ficado no chão esquecido. Se na habitação existirem idosos e crianças, este ponto ainda mais importante se torna.

5. No WC – dimensão suficiente para uma movimentação segura, portas de correr e cuidado com as superfícies molhadas
Os WC’s são locais de uso frequente, onde vários pontos devem ser tidos em consideração para tornar o espaço mais acessível. Desde logo, o espaço deve ter as dimensões apropriadas para a movimentação de uma pessoa em cadeira de rodas. As portas de correr também vão ajudar à acessibilidade, visto que permitem um uso autónomo e, ao mesmo tempo, não ocupam espaço de interior/exterior. Um último alerta em relação a este espaço: sinalize muito bem o chão molhado, para evitar acidentes.

 

Agora que já pode começar a tratar de colocar a sua casa mais acessível em todos os aspetos, consulte a Liftech para o ajudar a encontrar os equipamentos de acessibilidade que o ajudarão a ter um dia a dia mais fácil! Em habitações com seniores melhorar a autonomia é fundamental para o bem-estar. Ligue o +351 229 432 830 ou envie um e-mail para info@liftech.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

As melhores soluções para aumentar a mobilidade em casa A perfeita movimentação no espaço em que habitamos é fundamental para o nosso bem-estar ou dos familiares que connosco moram. Com o avançar da idade o...
As acessibilidades na Reabilitação de edifícios A reabilitação de edifícios permite dar uma nova vida a prédios e espaços antigos, potenciando o seu valor comercial e de habitabilidade. No entanto, ...
Saiba a importância das acessibilidades em espaços públicos Em Portugal enfrentamos, cada vez mais, um panorama de maior consciência para a importância das acessibilidades em espaços e edifícios públicos. Mas n...