Nas indústrias o elevador para cargas são o aliado perfeito pois permite a movimentação em segurança de equipamentos de grandes dimensões. Em todas as soluções que existem – adaptadas a diferentes espaços, dimensões e necessidades empresariais – há um elemento comum: a segurança que é necessária para trabalhar com este tipo de equipamentos.
Ao trabalhar com um elevador para cargas, todos os cuidados são essenciais para que a movimentação ocorra de forma segura. Partilhamos consigo, 3 cuidados fundamentais na utilização de um elevador para cargas, que o vão ajudar a manter a segurança e maximizar a eficácia da sua produção.

1. Aguarde que o elevador fique vazio
Não tente movimentar as cargas num elevador que já se encontra cheio. É melhor aguardar pela sua vez e movimentar apenas quando tiver a certeza de que a carga será movimentada em segurança. Este simples passo vai garantir-lhe que a sua carga não caí nem excede a capacidade do elevador e por isso não haverá qualquer perda material.
2. Respeite o peso suportado
Os monta cargas obedecem à Diretiva Máquinas 2006/42/CE. Este é o documento que indica as obrigatoriedades que cada setor de atividade deve respeitar, mediante os contextos. Todos os equipamentos estão por isso certificados e devidamente identificados com a carga que conseguem suportar. É importante que respeite o peso indicado na ficha técnica do equipamento.
3. Acomode as cargas em segurança
Não coloque carga sobreposta ou mal acondicionada dentro do elevador para cargas. Este é um erro comum que pode levar à queda de produtos e, em alguns casos, a acidentes com os trabalhadores. É preferível realizar mais do que uma viagem e garantir que a carga está corretamente colocada do que tentar movimentar tudo numa só vez.